Você sabe o que é Loyalty Marketing? Descubra agora mesmo!

Saber o que é loyalty marketing assim de cara pode não ser muito simples, portanto, vamos esclarecer. Provavelmente você já ouviu falar que reter um cliente é mais barato e atrativo do que trazer novos. Mas, para manter um comprador ativo da sua empresa, é preciso preservar um nível alto de satisfação. A melhor forma de fazer isso é estabelecendo uma relação próxima e de confiança com o seu consumidor. Para as ações que visem fidelizar clientes, damos o nome de loyalty marketing. Continue lendo para entender um pouco mais sobre essa modalidade de marketing e como ela pode ajudar sua empresa!

O que é loyalty marketing?

Essa estratégia está baseada em 3 conceitos básicos: captar, reter e fidelizar os clientes, sejam eles novos ou atuais.

O loyalty marketing vai mais além do que o marketing pós-vendas, pois ele trabalha no sentido de comunicar vantagens que atraiam e encantem pessoas que ainda não se tornaram clientes. O trabalho de fidelização já começa antes da compra.

Vale ressaltar que o loyalty marketing não serve apenas para fidelizar o consumidor final. Para quem trabalha com intermediários, é uma ótima forma para estimular revendedores a fecharem mais negócios.

Por que investir em loyalty marketing?

Essa estratégia visa tanto melhorar a imagem quanto aumentar as receitas de um negócio. Clientes fiéis a uma empresa tendem a expor sua satisfação com amigos, parentes, colegas de trabalho e outras pessoas próximas. Podem virar até defensores e promotores da marca.

Isso acarreta em novas vendas, geradas tanto pelos clientes fiéis quanto por novos clientes. Afinal, o “boca a boca” ainda é uma das — se não for a mais – eficiente forma de marketing e divulgação de uma empresa.

Não espere que seus clientes voltem espontaneamente

Mantenha um relacionamento próximo e ofereça incentivos para que os consumidores voltem a comprar. Para manter uma proximidade com os clientes, muitas empresas utilizam o e-mail marketing. Além de ser uma forma de contato direto, as organizações podem acompanhar e monitorar o envolvimento com as pessoas, como medir a taxa de cliques quando um conteúdo ou uma oferta é enviada.

Aliás, o envio de conteúdos de qualidade e de ofertas exclusivas por meio de newsletters é uma boa maneira de encantar um cliente. Ele continuará envolvido com a sua empresa, pois, enquanto não volta a comprar, mantém um contato direto consumindo informações de assuntos que podem ser de seu interesse.

Crie programas de fidelização

Os programas de fidelização representam na prática a intenção do loyalty marketing. Apesar de os benefícios serem exclusivos a novos clientes, a pessoa que ainda não foi convertida já tem conhecimento das vantagens de se tornar um cliente.

Os exemplos mais recorrentes dessa estratégia são os programas de milhagens que as companhias áreas oferecem. Eles dão pontos em forma de milhagens e que podem ser convertidos em créditos para que o cliente voe de graça após usar o serviço frequentemente.

Isso também pode ser aplicado a pequenas e médias empresas, em que a fórmula não se altera muito. A oferta de descontos, gratuidades ou outras vantagens para consumidores assíduos de um mesmo produto ou serviço é uma das maneiras mais comuns e eficientes para manter um comprador ativo.

O princípio do loyalty marketing é justamente esse: criar recompensas atrativas e perceptíveis para que o consumidor se torne fiel e continue comprando com uma mesma empresa. O objetivo final é manter um alto lifetime value, o valor gasto por uma mesma pessoa enquanto cliente ativo de uma marca. Apesar disso, nenhum programa de fidelização dará certo se você não entregar uma excelente experiência de compra, produtos de qualidade e oferecer um atendimento ágil e assertivo.

 

 

Por André Lima

Diretor de Novos Negócios

EBOOK-infiniti

LIVRO DIGITAL | GRATUITO

Descubra como criar uma CAMPANHA DE INCENTIVO para sua empresa

reforma-trabalhista-meu-premio-incentivo-vcard-economia-cartao-meios-pagamento-salario-infiniti-solucoes-9

(11) 3136-0795 | comercial@infiniticorp.com.br
Av. Magalhães de Castro, 4.800 | 24° andar - Cidade Jardim
Corporate Center São Paulo | Capital Building | Cep: 05676-120